domingo, 6 de março de 2011

escolha de familia

Fiquei pensando em algumas amigas que estao querendo ser au pairs e elas me pediram ajuda pra escolher a familia.

Bom, nao sou uma expert porque fechei com a primeira e unica com quem conversei. Mas pensando nas coisas que vivo aqui e nas coisas que escuto das amigas, posso dar algumas dicas.

Primeiro, o rematch eh uma realidade. Conheco pelo menos 4 casos proximos, fora as historias que a gente ouve. E descobri que nao eh um big deal. Antes eu ouvia a palavra "rematch" e tremia, tipo, algo grave deve ter acontecido. Mas nao, muitas vezes eh uma decisao ponderada, conversada e nem sempre traumatizante. Claro que todo mundo quer vir e encontrar uma boa familia, boas kids e dar tudo certo. Mas se nao der, tudo bem, va pra outra familia, o que vale eh ponderar se vale a pena trocar (muitas vezes com paciencia e conversa as coisas se resolvem) e sempre se sentir feliz.

Segundo (lembrando que nao estou indo por importancia, e sim em ordem aleatoria). Tenha foco e saiba qual eh ele. O meu foco era viajar. Entao dei muita sorte com minha familia, ja que tenho os fins de semana livres e isso facilita muito as minhas viagens. Se o seu foco eh estudar, os fds nao sao tao essenciais e sim as noites, que normalmente eh quando vc vai pra aula e facilita ter kid pequena pois vc estuda nas "naps". Se voce cuidar de kids grandes vai ficar muito feliz na epoca das aulas, quando as kids ficam quase o tempo todo na escola, mas em compensacao as brincadeiras sao MUITO mais cansativas e tem que ter muito pique quando eles estao em casa. Se cuidar de kids pequenas o trabalho "aerobico" eh mais tranquilo, mas eh trabalho igual o ano todo. Enfim, eh importante vc cuidar de kids que tenha mais o seu perfil. Eu cuido de dois meninos de 8 e 6 anos, entao tenho que ter pique pra brincar muito e correr mais ainda, mas adoro brincar com meninos, de esportes, lutinha. E cuido de uma menina de 1 e meio, portanto full day com ela, entao trabalho bastante. Mas como disse, meu foco eh viajar, tenho os fins de semana livre e isso que me importa.

Nao se faz nada nos USA sem carro. Claro que se vc mora em cidades como NY, ou alguma cidade grande (lembre-se a maioria das familias tem grana, portanto moram em pequenas cidades em torno de cidades grandes) fique atento ao uso do carro. Aqui nao tem calcada!!! Muitas casas sao em morros ou no meio das florestas entao carro eh fundamental, converse sobre isso com a sua familia, se eles nao quiserem emprestar o carro, devem se propor a te levar nos lugares, ou pelo menos ate o ponto de onibus ou metro mais proximos. Dificilmente voce consegue se virar a pe por aqui, tenha isso em mente.

Educacao eh dada pelos pais e nao por voce. Voce deve obedecer as regras da casa, mesmo que nao concorde, portanto eh importante perguntar: quais as regras da casa? E se sentir confortavel com elas. Muitos, mas muitos, pais sao ocupados e quando estao em casa nao dao bola pras kids (not in my family) portanto peca aos pais pleno controle sobre as kids, por exemplo poder tirar algum brinquedo ou privilegio, ou colocar de time out. A crianca precisa saber que vc tem poder sobre ela, senao vc vai ser dificil controla-las. Nos primeiros dias, ou ate meses, as kids vao te testar ate onde vc pode com elas, entao lembre-se de mostrar que o poder eh seu. Vc nao precisa gritar e JAMAIS bater, mas ser firme com eles eh importante. Qualquer problema, va reclamar com seus hosts. Vc nao eh obrigada a educar a crianca.

Privacidade. Importante demais. Sempre pergunte sobre sua privacidade, no seu quarto e banheiro. Eh uma regra do programa a au pair ter quarto e banheiro proprios, portanto nao tenha vergonha de exigir. E eh regra tb em viagens a familia alugar um quarto separado so pra au pair, em hoteis etc. Mas pra falar a verdade, normalmente isso nao acontece. Vc sempre acaba ficando com alguma kid com vc. Ate ai tudo bem, o que vc nao pode deixar eh ficar com kids e hosts, todo mundo no mesmo quarto. Eh seu direito, pergunte antes da viagem sobre isso.

Cuidados da casa. Pergunte antes quais suas obrigacoes com tarefas domesticas. Vc nao tem obrigacao de fazer nada que nao esteja relacionado as kids. Voce tem que arrumar bagunca de brinquedos e ate o quarto deles se for pedido. Fazer a laundry (que eh facil) e ate cuidar da louca delas, ou fazer comida pras kids. Mas o que nao tiver relacionado a elas, nao te cabe. Claro que como parte integrante da casa vc deve ajudar, eu por exemplo cuido de tirar e guardar a louca da lavadora, pq nao cozinho, eles me servem janta entao acho que nao custa fazer essa parte. Regra importante: o que vc faz uma vez,  faz sempre. SEMPRE. Entao procure oferecer ajuda em algo que vc nao se importa de fazer porque depois de uma vez, vc vai fazer sempre. E tente ajudar, para se integrar com a family.

Bom, ja falei demais. Se lembrar de alguma coisa venho aqui falar. Lembrando que essas dicas sao baseadas no que vivo e vejo, mas cada um eh cada um. O mais importante eh: dialogo, paciencia e foco nos seus objetivos.

E sorte, que tambem nao faz mal a ninguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário