quinta-feira, 10 de junho de 2010

Visto concedido

Consegui meu visto!!!!!! Isso é demais!

Mas vou contar desde o começo.

Minha entrevista estava agendada pras 7h30. Cheguei no consulado 5 pras 7h, a Carol também agendou no mesmo dia e estava comigo. Tinha uma fila ENORME lá fora, mas ela anda bem rápido. Realmente não pode entrar com nada no Consulado, chaves, celular, pendrive... eu estava com o dinheiro do ônibus, da taxa, uma caneta e a pasta com os documentos. Falando nisso, pra ajudar as au pairs, segue a dica.

Documentos que eles pedem:
- taxa do citibank (papelzinho)
- comprovante de agendamento
- DS 160 (aquele com a foto)
- DS 2019 (que a gente recebe da agência)
- passaporte
- foto

Só. Isso mesmo, só! É claro que você tem que levar TUDO que puder e todos os documentos que eles informam. Mas eles não pedem mesmo.

Enfim, chegando lá é só seguir o que o povo grita. Porque eles ficam gritando "siga a fila tal, vai por ali, mostra isso" mas seguindo não tem problema. Tem fila na entrada, fila pra pegar senha. Aí você espera ser chamado, vai em um guichê e entrega todos os documentos (dá um medinho entregar seus documentos lá kk). Daí a mulher só perguntou "é au pair, né".. eu disse "é". Daí ela fica com os docs e você senta e espera. Quando aparece a sua senha, vai lá deixar suas digitais.
Depois disso é esperar pela entrevista. Eles tb já entregam o envelope do sedex pra você preencher com seu enderço, adianta as coisas.
Na verdade na espera pra entrevista o nervosismo toma conta mesmo. Você se toca que só falta uma etapa e que pode mudar tudo.
Reparei que a maioria das pessoas estavam bem arrumadas. Algumas mais chiques, outras mais simples, mas todas arrumadas. Tinha MUITA gente. Não sei se é assim todo dia, mas tava muito cheio. Eu fui de camisa branca e azul listrada, calça jeans, casaco bem grosso preto (tava muito frio), cachecol cereja e sapatilha cereja. Sapatos confortaveis são essenciais. Até porque eles nem olham os nossos pés, só veem da cintura pra cima.
Ah se você for de au pair, vá de unhas claras e curtas. Eles reparam. E cabelos bonitos também.

Bom, continuando. O painel para as entrevistas não estavam funcionando daí foi uma fila geral mesmo. Acabou que fiquei atrás da Carol por pura sorte. Ouvi toda a entrevista dela.

Eu tava tremendo de nervoso, rezando pra todos os santos e muito tensa. Chegou na minha vez, respirei fundo e fui.
Um homem gordinho, mas com pose me entrevistou. Simpático ele me disse bom-dia, eu respondi e ele desembestou a falar em inglês. De maneira pausada e tranquila, não tive grandes dificuldades de entender. Pediu o passaporte e os documentos da agencia, que em algum momento me devolveram mas eu não lembro qual. Vou colocar em inglês pra ficar mais realista. Mas ressalvo que ele falou em um inglês correto (que eu não lembro ou não sei escrever direito) e eu fui no inglês erradão mesmo.

Consul: Where you will live in America?
Tata: Great Falls, Virginia.
C: hujhsdgaufhsfhsfh
T: sorry?
C: ghifhasfhfhfhsfkhskj cities next?
T Washington DC
(cara de estranhamento - tipo, o que vc ta falando)
T: I'm sorry I don't understand the question.
C: I'm just telling you that I know Virginia, but I don't know where Great Falls is.
T: Ohh.. 30 minutes from Washington DC.
C: What do you do in Brazil?
T: I work with advertising, but I will stop (me enrolei mas ele entendeu)
C: Did you study in a University or something?
T: Yes, advertising.
C: Ok. What you'll gonna do when you back to Brazil.
T: pos graduation
C: sorry?
T: pos graduation (não sabia se falava assim)
C: ah ok.

Silêncio infernal... ele ficou teclando no computador. Ah! Ele tinha anotado minhas respostas tb.
Mais silêncio.

- Your visa had been approved uedhwuidghwefgkwefwkg...

Não entendi porque tava feliz e já tinha ouvido o principal, mas era pra pagar a taxa do sedex. Ele me entregou um papelzinho azul "boa viagem". Nem agradeci, sai nervosa querendo gritar!!!!

Paguei a taxa, a Carol pagou a dela e saimos de lá felizes da vida. Visto concedido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário